MENU

Não Remova

Não Remova

Não Remova

Não Remova

Não Remova

Atividades

Aperfeiçoamento


Nessa atividade os petianos realizarão encontros semanais, de duas horas de duração, com o tutor e professores/pesquisadores convidados visando o fortalecimento da formação acadêmica dos alunos do grupo. Esta atividade é interna e direcionada especialmente aos alunos do grupo. Além disso, quando possível, serão realizados cursos e mini-cursos especiais abertos ao público.

Objetivo:

  1. Melhorar formação acadêmica dos petianos.
  2. Permitir um contato próximos dos petianos com especialistas nas mais diversas áreas da física a fim de aperfeiçoar seus conhecimentos de maneira efetiva.

Metodologia:

  1. Inicialmente o tutor adequará o horário da atividade com o horário dos estudantes para que todos participem da mesma. 
  2. Em comum acordo com os estudantes do grupo o tutor faz um levantamento dos assuntos de maior  interesse dos mesmo e os organiza num cronograma a ser desenvolvido ao longo do semestre, além de propor tópicos interessantes fora dos considerados.
  3. Baseado no cronograma, o tutor fará a mediação da participação do especialista no tema a ser tratado na semana e os estudantes, isso quando o próprio tutor não for o especialista. 

Ciclo de Colóquios PET-Física

Nessa atividade os estudantes do grupo PET-Física organizarão um ciclo semanal de comunicações orais, cerca de quinze por semestre, na forma de Colóquios, para divulgar as atividades de ensino, extensão e pesquisa em Ciência sobre temas interdisciplinares pouco abordados pela grade curricular do Projeto Pedagógico do Curso. Os colóquios serão proferidos por estudantes de graduação, do próprio PET ou não, estudantes de pós-graduação, por professores e convidados. A atividade é aberta ao público acadêmico em geral ocorrendo todas as terças-feiras no horário de 13h às 14h em local previamente determinado. Essa atividade ocorre desde de 2017 e sempre se demonstrou bem efetiva e prestigiada pela comunidade. Todas as atividades do PET-Física serão divulgadas na página do programa na internet.

Objetivo:

  1. Melhorar formação acadêmica dos petianos, alunos de graduação e do público em geral.
  2. Maior integração entre os diversos programas, PIBIC, PIBID e PET da UFAM. 
  3. Maior integração entre os estudantes, professores e pesquisadores do curso e fora dele. 
  4. Desenvolver nos petianos a competência associada a organização de eventos. 

Metodologia:

  1. Antes de começar a atividade os petianos junto com o tutor organizarão o cronograma semestral de Colóquios já fazendo a divulgação do mesmo para a comunidade.
  2. Semanalmente será desenvolvido um intenso trabalho de divulgação da atividade focando no Colóquio da vez, através de cartazes e comunicação online via página do programa e dos estudantes do grupo. 
  3. No dia do evento os estudantes do grupo organizarão todo o procedimento para que o evento aconteça. 
  4. Ao fim do evento semanal será iniciada a divulgação do evento da semana seguinte.

Comissão de Organização do ENAPET 2021

No último InterPET de 2019 foi aprovada a proposta de candidatura da UFAM para sediar o evento ENAPET de 2021. Para que tal evento se desenrole de forma adequada divisões e organização de tarefas devem ser realizadas. Sendo então a justificativa da criação desta comissão, formada por todos os tutores e alguns petianos.

Objetivo:

Dividir tarefas para a execução adequada das tarefas relativas a organização do evento.

Metodologia:

As sub-comissões já foram definidas, com o PET-Física sendo responsável juntamente com o PET-Farmácia pela subcomissão Científica do Evento. Assim sendo, reuniões internas das sub-comissões se darão periodicamente com posteriores reuniões da Comissão Geral. 

CONECT-PET

Evento geral desenvolvido por todos os grupos PET da Universidade contando com a presença dos tutores, bolsistas e voluntários buscando divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvida por cada grupo ao longo do ano anterior.

Objetivo:

Dar maior visibilidade às atividades desenvolvidas pelos grupos PET da Instituição. 

Metodologia:

O evento consistirá de apresentações orais chave sobre temas de cunho geral além da apresentação de banners que abordarão sobre as atividades realizada por cada grupo no ano anterior, onde esses banners ficaram expostos durante todo o evento.

IntegraPET

Encontro mensal entre estudantes representantes de todos os grupos PET da Universidade de caráter não-deliberativo.

Objetivo:

Criar um ambiente de discussão que conecta as tarefas e discussões entre um InterPET e outro.

Metodologia:

Mensalmente os representantes se encontraram e discutiram os temas relevantes que foram levados e debatidos internamente em seus respectivos PETs.

INTERPET

Evento geral desenvolvido por todos os grupos PET da Universidade contando com a presença dos tutores, bolsistas e voluntários buscando integrar e aproximar cada grupo tendo caráter deliberativo.

Objetivo:

Criar um ambiente de discussão e aproximação de todos os grupos PETs da Instituição. 

Metodologia:

O evento consistirá de apresentações orais chave, além da apresentação e discussão de demandas dos grupos PET da UFAM. Nesse ano de 2020, o PET-Física e PET-Geologia foram escalados para a organização do primeiro InterPET do ano, que se dará em março. 

PET na Semana da Física

A Semana da Física é um evento organizado pelo Departamento de Física dentro da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas (SECT-ICE) com o intuito de ampliar o acesso ao conhecimento científico e educacional através da abordagem de temas de interesse geral nas áreas de Física e afins, divulgação de pesquisas de vanguarda e de pesquisas desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação e graduação, apresentadas através de palestras, minicursos e banners. Principalmente tendo como tema do ano de 2020 "Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira".

Objetivo:

Promover a integração do curso de Física com as escolas de Ensino Médio despertando o interesse do aluno desse nível para as atividades científicas e tecnológicas.

Metodologia: 

  1. Uma vez definida a data da semana dos cursos pelo ICE, o grupo PET se reúne com o tutor a fim de elaborar um planejamento das atividades que serão desenvolvidas durante a semana.
  2. Nesse planejamento serão distribuídas tarefas de acordo com o período em que o petiano esta no programa, desta forma alguns ministrarão seminários sobre seus trabalhos de pesquisa, outros desenvolverão oficinas e outros apresentarão experimentos; 
  3. O desenvolvimento de oficinas e apresentação de experimentos poderão ser realizadas em conjunto com os alunos do projeto de extensão Casa da Física. 

PET nas Escolas

Esta atividade prevê que os estudante do grupo PET-Física participarão de eventos em escolas da rede pública de Manaus, parte desses eventos se darão em conjunto com o programa institucional de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 4 (MNPEF/PROFIS) - SBF. Nesses eventos os estudantes do PET ministraram seminários, em nível coloquial, de seus projetos de pesquisa, realizarão mostras experimentais em conjunto com os estudantes de pós-graduação do programa MNPEF, além de divulgar o curso de Física e o programa PET.

Objetivo:

  1. Despertar no aluno do ensino médio o gosto pela Ciência e suas tecnologias; 
  2. Divulgar o curso de Física e o programa PET para a comunidade; 
  3. Qualificar os petianos no processo didático-pedagógico para o Ensino de Física; 
  4. Favorecer a divulgação cientifica; 
  5. Fortalecer a interação entre alunos de graduação e pós-graduação.

Metodologia:

  1. O tutor, que é professor permanente do quadro de docentes do MNPEF, fará o levantamento dos períodos em que os eventos serão realizados. Em tese os mesmos devem ser realizados ao fim dos semestres letivos da graduação;
  2. Com relativa antecedência os petianos serão preparados pelo tutor em relação as atividades que serão desenvolvidas no evento.
  3. Essa preparação será feita com uma maior frequência quanto mais próxima se encontrar a data do evento.
  4. A organização do evento ficara a cargo dos estudantes do MNPEF. Estando, portanto, o PET focado na realização das atividades já mencionadas anteriormente.

PET-Física Online

A atividade visa dar uma maior visibilidade às atividades desenvolvidas no Programa PET-Física além de aproximar a comunidade da universidade. No site constarão o cronograma de atividades que o programa está desenvolvendo, a apresentação de vídeos de experimentos desenvolvidos pelos próprios petianos, a divulgação de curiosidades e proposições de desafios mediados por fóruns, entre outros.

Objetivo:

  1. Divulgar o Programa PET e suas atividades para a comunidade;
  2. Divulgar a Universidade para a comunidade; 
  3. Criar um ambiente de fácil divulgação da Ciência. 

Metodologia:

Semanalmente os petianos irão alimentar e administrar os sites do programa, um no facebook 
(Pagina do Facebook);
Dois no youtube
(Canal do youtube) e
(Canal no youtube) e outra na instragram 
(@petfisicaufam).
 A ideia da divulgação em plataformas distintas é dar liberdade no desenvolvimento das propostas apresentadas da descrição da atividade.

PET-Monitoria

O PET-Monitoria, anteriormente chamado de Monitoria Voluntária, é uma atividade tradicional planejada pelo PET-Física que visa sanar as deficiências do alunos de Física e áreas afins, preferencialmente, nas disciplinas Física I, II, III e IV. A atividade será feita de forma dedicada onde cada petiano estará engajado no acompanhamento e desenvolvimento de uma determinada disciplina e professor previamente definido. Esse formato foi introduzido no ano passado como uma tentativa de tornar mais efetiva a atividade, o que se mostrou realmente sendo o caso. A principal justificativa é levar aos estudantes a possibilidade de reforçar o conteúdo visto em sala de aula procurando assim diminuir a evasão e retenção das disciplinas. Todas as atividades do PET-Física serão divulgadas na página do programa na internet.

Objetivo:

  1. Diminuir o índice de evasão nas disciplinas do ciclo básico. 
  2. Diminuir a retenção das disciplinas de Física em geral 
  3. Maior interação dos alunos do grupo PET- Física com os alunos de graduação.
  4. Contribuir para o processo ensino aprendizagem para os alunos de Física. 
  5. Fortalecer a formação dos alunos do grupo na modalidade de Ensino. 

Metodologia:

  1. Inicialmente antes de começar o período o professor tutor questionará aos professores do Departamento de Física, preferencialmente aos que ministrarão disciplinas no ciclo básico, quais tem interesse em desenvolver a disciplina com um monitor dedicado;
  2. De posse desses dados o tutor fará a distribuição dos petianos de acordo com seus períodos e preferências;
  3. Semanalmente os petianos se reunirão com o tutor para traçar estratégias e relatar o desenvolvimento do trabalho. 
  4. As atividades realizadas buscarão reforçar o conteúdo previamente visto pelos estudantes através da resolução de problemas pré-selecionados que explorarão de maneira completa e aplicada a teoria abordada.

PET Iniciação Científica

Todos os estudantes do PET-Física desenvolverão um trabalho de Iniciação Científica com duração de um ano nos moldes do PIBIC. Cada estudantes terá que, em conjunto com um orientador escolhido por ele, desenvolver um projeto de pesquisa, devidamente formalizado junto ao tutor, com o intuito de dar ao mesmo a formação introdutória no desenvolvimento de uma pesquisa científica.

Objetivo:

  1. Desenvolver Pesquisa Científica de boa qualidade no Grupo para melhorar formação acadêmico/científica dos petianos;
  2. Aumentar a integração do PET com os Programas de Pós-Graduação em Física da UFAM.

 Metodologia:

A atividade será realizada diretamente entre o estudante e o orientador, onde este que definirá a metodologia específica para as particularidades do projeto proposto. Periodicamente o tutor fará o levantamento do andamento do projeto de cada estudante. Ao final do tempo de projeto os estudantes divulgarão seus trabalhos para a comunidade através de um pequeno evento de fechamento.

Science Talk

Esta atividade desenvolvida pelo PET-Física desde o ano de 2018 terá nesse ano de 2020 colaboração do PET-Geologia. A mesma terá a forma de um Talk Show onde professores convidados conversam com os estudante sobre suas carreiras e acerca de um tema previamente escolhido. Todos os eventos serão gravados e estarão disponibilizados no site do grupo e/ou na página específica da atividade (Canal do youtube). A atividade contará com participação, no auxílio da divulgação, do Cento Acadêmico de Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário