MENU

Não Remova

Não Remova

Não Remova

Não Remova

Não Remova

Petianos antigos

Um pouco sobre o PET Física

   PET é a sigla do nome Programa de Educação Tutorial, que é um programa vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura que destina-se a apoiar grupos de alunos vinculados a cursos de graduação. Para os alunos, o apoio se dá na forma de bolsas de estudo que pode se estender até a conclusão de sua graduação.

    PET Física é de 1991, por mais que no sigpet consta 19/04/2012. O grupo é desenvolvido por um seleto grupo de estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física da Universidade Federal do Amazonas, com tutoria (atualmente) do Prof. Dr. Igor Tavares Padilha, todos orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

    Abaixo temos uma lista com os petianos e tutores que já passaram pelo projeto e deixaram as suas marcas. Vale dizer que os dados abaixo foram extraídos da página sigpet. Sendo assim, caso você já tenha passado pelo programa, mas não consta na lista, pedimos desculpas. A lista tem data de início e fim do aluno pelo programa, porém dá para entrar mais de uma vez no Pet Física, então as datas são uma estimativa.

 Nome do discente - Data de início - Data do fim

  • DANIELE DA SILVA MACHADO - 10/03/2021 - 27/03/2022

"É uma honra participar do PET-Física, espero com ele vivenciar experiências que vão além do currículo acadêmico normal, afim de melhorar como pessoa, mulher e física.
Tenho muitas expectativas pro curso de física, espero aprender o máximo possível e me divertir bastante já que estudo o que gosto."





  • ANDREA DE SOUZA FONTES - 10/03/2021 - 23/03/2022

"Bom, espero que as coisas sejam legais em todas as formas, considerando o importante papel do PET em nos oferecer oportunidades de desenvolvimento científico e trabalhos em grupo, além de muitas outras coisas que podemos aderir a nossa formação, tanto na universidade como ao longo da vida.
 Assim, da minha perseverança em enriquecer ainda mais o meu desenvolvimento em relação a física e educação, espero construir e reconstruir conhecimento estando no PET. É uma honra fazer parte desse programa. Estou muito feliz."


  • ALEXANDRE MONTALVAO ARAUJO - 12/06/2020 - 17/02/2022

  "O interesse pela física origina-se na infância, onde instantes depois de aprender a ler começo a devorar livros e revistas de todos os tipos, sendo a mais marcante  nesse período é a revista “ciência hoje das crianças”, que me maravilhou e instigou meus pensamentos a compreender o mundo em que vivemos. Além disso, devido a grande familiaridade e o apreço pelas ciências exatas, optei por cursar Física na UFAM, curso no qual encontrei o sentido da palavra felicidade.  

    Depois de um tempo na Universidade, conheci o programa PET e a dinâmica das atividades do grupo, visto de fora, já se espera um grande ambiente de transmissão de conhecimento. Após passar de mero espectador a membro do grupo em 2020, você sente aquilo que se espera, um local que engradece o potencial do aluno e que trás novas visões, pensamentos, experiências e um vasto treinamento para o seu perfil pessoal e profissional, tudo que precisará para alcançar o sucesso."

  • KATSON WENDELL O. AREVOLA - 23/09/2019 - 18/11/2021

   "Posso dizer com propriedade que minha curiosidade me fez seguir o rumo da física. Isso começou logo após o filme "A teoria de tudo" baseado no livro de Jane Hawking, onde vi pela primeira vez a palavra física, mas desde aquela época eu já estava com uma pulga trás da orelha para pequenas questões: "O que é um barulho?", "Por que gelo também é agua?". 

   Mesmo com condições nada ideal de estudos e ambiente, consegui entrar para o curso de física bacharelado, e a partir daí pretendo fazer meu nome na física, nada tão glorioso, mas que me dê condições de explicar grandes questões: "Por que a mecânica quântica tem essa propriedade probabilística?", "O que é exatamente mecânica quântica?".

    O meu incentivo para entrar no programa foi o fato do PET poder me proporcionar oportunidades que claramente eu não teria sem ele. Além disso, tenho dois semestres no PET (um ano), então posso garantir que as experiências que obtive foram de grande valia, entrei em contato com pessoas que tinham muito a me oferecer.

Tenho interesse em Mecânica Quântica, tanto que pretendo fazer todas as minhas iniciações cientificas sobre tal assunto, quero me especializar nesta área tão bonita."

  • JOABE CONRADO BORGES CAVALCANTE - 10/03/2021 - 13/10/2021

"Sou Joabe Conrado Borges Cavalcante, tenho 19 anos, e entrei no programa de educação tutorial (PET) como uma forma de adquirir experiências, trabalhar em equipe e outras diversas formas que vão me ajudar a me desenvolver no meio universitário e na vida e poder fazer parte disso é uma honra pois através do Science Talk 

e dos nivelamentos, eu conheci pessoas incríveis que faziam parte do pet e tudo isso serviu de base para me motivar inscrever no processo seletivo mesmo sendo um calouro de física na UFAM, que eu estou cursando atualmente com o objetivo de adquirir conhecimentos e me aprimorar mais nessa área que eu tanto tenho afinidade 

e interesse, e espero poder daqui a alguns anos sempre poder saciar mais a minha curiosidade e sempre aprender e crescer cada vez mais nessa área que eu sou fascinado."


    • EVANDRO SERAFIM MORAIS - 12/06/2020 - 23/06/2021


"Desde cedo tive interesse por ciência e matemática, portanto, foi natural entrar em um curso que envolvesse esses conhecimentos. Minha escolha inicial foi a engenharia química,
porém, ao longo do curso, fui perdendo o interesse por essa área e ganhando um maior interesse pela física pura. Eventualmente, deixei o curso de engenharia e entrei no curso de física, no qual estou atualmente. No curso de física e no PET, eu espero adquirir os conhecimentos e habilidades necessárias para seguir carreira científica, onde pretendo desenvolver boas competências tanto na pesquisa quanto no ensino.

O que me incentivou a ingressar no PET foi a perspectiva de participar de atividades variadas e que vão além do que é visto na sala de aula, pois o PET conta com práticas de ensino, pesquisa e extensão. Minha expectativa é que essas atividades diversas desenvolvam competências que sejam úteis no meu futuro profissional. Minhas áreas de interesse relacionadas à física são física aplicada, computação quântica e o ensino de física."

  • THIAGO FERREIRA RODRIGUES - 10/03/2021- 19/05/2021
  "Adentrar no curso de física foi uma das maiores conquista de minha vida, é incrível estudar física, saber cada detalhe  de como o mundo ao nosso redor funciona, conseguir explicar conceitos físicos de nosso cotidiano, cada dia eu me apaixono mais e mais pelo curso, cada detalhe, cada momento e cada experiência nova.

Eu adentrei no PET com objetivo de evoluir academicamente e é uma das maiores oportunidades que tenho de me aproximar com o que eu amo que é estudar física, ensinar física e trazer todo conhecimento adquirido para todos os tipos de público e o PET é uma das maiores oportunidades acadêmicas que eu possa ter no curso de física.


Eu espero aprender muito com o PET, conseguir evoluir todas minhas capacidades na área da física e além dessas coisas o PET me chamou atenção desde o inicio do meu curso por conta 
das varias atividades que o PET realiza tanto para comunidade do curso quanto para fora da universidade, espero conseguir fazer mais amigos na área e chamar a atenção de mais pessoas para o ramo da física em geral."

MATHEUS VIEIRA DA COSTA - 13/05/2017 - 19/02/2021

"Eu gosto de física desde o ensino médio por inspiração do meu professor de física que decidir seguir na área, a princípio a ideia era ser professor de ensino médio mas graças a iniciação científica que tive no pet acabei tendo mais interesse na parte da pesquisa. Acabei entrando no pet mais por influência de um amigo que também era petiano na época, mas já tinha interesse de fazer algum programa do tipo o que resultou na minha entrada ao pet. No momento estou me preparando pra prova de mestrado para astrofísica do INPE. A minha experiência no pet foi uma das melhores o aprendizado que eu tive foi de grande utilidade para meu desenvolvimento acadêmico, tanto na parte de apresentações quanto nos estudos; o pet me ajudou bastante a me manter ficado nisso além disso melhorou muito meu raciocínio  rápido."



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário