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História

Um pouco sobre o PET Física

   O PET é a sigla do nome Programa de Educação Tutorial, que é um programa vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura que destina-se a apoiar grupos de alunos vinculados a cursos de graduação. Para os alunos, o apoio se dá na forma de bolsas de estudo que pode se estender até a conclusão de sua graduação.

    PET Física é de 1991, por mais que no sigpet consta 19/04/2012. O grupo é desenvolvido por um seleto grupo de estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física da Universidade Federal do Amazonas, com tutoria (atualmente) do Prof. Dr. Igor Tavares Padilha, todos orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

    Abaixo temos uma lista com os petianos/tutor atuais que estão no projeto, com data de início, e se estão com situação de bolsista ou não. Ao lado do nome de cada discente, há uma frase dita pelo tal com intuito de descrever o PET Física e suas ambições dentro do programa.

Petianos/Tutor - Atuais

        Nome do tutor - Data de início

  •  IGOR TAVARES PADILHA - 08/02/2017

"Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Amazonas (2004), mestrado em Física pela Universidade Federal do Amazonas (2006) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2010). "

"Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Supercondutividade e Supercondutores Não-Convencionais, Técnica do Operador Diferencial, Sistemas Magnéticos, Sistemas Metálicos, Método das Funções de Green e Condensados. Na pós-graduação é docente permanente e atual coordenador do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS) - Pólo 4 - UFAM/IFAM. Além de ser tutor do grupo PET-Física (Programa de Educação Tutorial) da UFAM desde 2017 e vice-coordenador do PIBID-Física UFAM Campus de Manaus desde 2020." (Texto informado pelo autor)"


       Nome do discente - Data de início - Bolsista

  • WELLINGTON LIMA DA SILVA - 12/06/2020 - Sim

    "O que me incentivou a fazer Física foi a didática de uma professora do ensino médio (ela era excelente!). Já tive colegas que anteriormente fizeram parte do PET e quando retornei ao curso resolvi fazer a seleção e consegui ingressar.

   O que espero do curso de Física é o diploma para continuar os estudos a nível de mestrado e quem sabe doutorado para contribuir para a formação de novos docentes e o PET é incrementar meu currículo com o vasto leque de oportunidades que o PET dispõe. Não sei se tenho habilidades, mas tenho certa experiência em design instrucional e com desenho. Minhas áreas de interesse são: Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência, Astronomia, Física Aplicada. Estou no PET desde junho de 2020 e nesse intervalo já fiz variadas atividades que estão contribuindo para o meu aprendizado."
  • EDSON DARLAN MOREIRA FERREIRA - 12/06/2020 - Sim

     "Já no ensino médio tive um pequeno contato com a física. Um formando em física, que estava na escola onde estuda, começou a falar de cinemática, como se calculava a velocidade média e tal... Embora, como sabemos que o ensino em escola pública é precário, isso não foi nenhum empecilho para que eu não fosse atrás tentar aprender. A partir desse meu primeiro contato com a física, não só me incentivou a estudar física, mas também, me incentivou e me mostrou que a matemática é muito importante para o entendimento físico das coisas que ocorrem na natureza. 

     O que te incentivou a entrar no PET? Pelo conhecimento, pois como sabemos, o PET, como uma atividade complementar, o graduando tem que fazer, projeto de iniciação científica, extensão, monitoria, aperfeiçoamento, gravação de Podcast, tem que participar como mestre de cerimônia dos Science Talk, tem que elaborar projetos para a semana da física, etc. Ou seja, percebi que no PET, você não só tem uma formação acadêmica em física, mas também como pessoa. Como por exemplo os Science Talk, que abrange diversos palestrantes de diversas áreas de conhecimento, e quem é petiano ou quem já foi, sabe que, tem “obrigação” de estar presente aprendo não só física, mas, além de física."

  • LUIS FELIPE MARQUES NUNES - 13/08/2020 - Sim

    "Sempre foi meu sonho ser professor e antes eu estava fazendo engenharia elétrica ne, dai dentro da engenharia eu passei a gostar muito de física, fiz o Enem 2019 e aqui estamos. 
    Eu sempre quis entrar no pet pq achava muito legal os monitor lá e eu queria ser monitor, dai fiz a prova em 2019/2, e não passei, porém fiz a prova agr na pandemia passei e aqui estamos. 
   Eu sou o Luís Felipe marques, tenho 21 anos, sou técnico em informática pelo instituto federal do amazonas (formei em 2015), eu manjo de programação (c, c++, c#, java, web), um pouco de análise de sistema, sou muito apaixonado por design e consumo muito conteúdo de interação humano-computador também, minhas áreas de interesse são ensino de física e tecnologia na educação, eu também ia pra todos os eventos possíveis da Samsung Ocean lá na UEA sobre realidade virtual/aumentada e desenvolvimento Android.
     Minha experiência no pet eh que no momento eu sou monitor de física geral I, faço parte da comissão de certificados do Science talk e faço minha iniciação científica de tema 'modelagem de circuitos elétricos por equações diferenciais ordinárias usando teoria Fuzzy'."

  • VICTOR YURI FERREIRA LIMA - 13/08/2020 - Sim

    "Tipo, eu inicialmente escolhi Física depois de desistir de Engenharia porque eu sinto necessidade de entender como as coisas funcionam, desde o primeiro ano eu sabia que precisava disso, infelizmente a engenharia não me deu essas ferramentas pra entender o suficiente e acabei não me identificando com o curso. Física sempre foi minha primeira opção, mas eu não gostava de assumir isso por medo de ser professor e do que a família podia falar e etc...

     No primeiro dia de aula, explicaram mais ou menos o que era o PET mas não me interessei muito. Eu só passei a me interessar quando eu vi a qualidade dos alunos que estavam na monitoria, apesar das dificuldades particulares de cada um, pude perceber que eram pessoas mais dedicadas. A respeito também, da prova de seleção e das condições que você tem que manter para continuar no PET, estabelecer a qualidade dos ingressantes foram motivos que ao mesmo me amedrontaram e me desafiaram.

     Então ao entrar no PET, eu espero aprender bastante e melhorar a minha didática através das monitorias, já que sou da licenciatura."

  • PRISCILA YASMIM DE S. OLIVEIRA - 13/08/2020 - Sim

    "Primeiramente eu gosto de Física, e fiquei com incentivo para entrar no Pet Física com intuito de aprimorar os meus conhecimentos e conseguir me engrandecer como profissional, além de obter uma oportunidade de trabalhar os meus defeitos como vergonha de falar em publico. Eu tenho facilidade de trabalhar em equipe, sou muito bom em interagir com pessoas visando um objetivo profissional. Tenho interesse na área de física experimental, tanto que meus trabalhos de iniciação científica (uma das atividades do PET) vão ser elaborados visando a parte da física experimental.''


  • CAIO GUILHERME DOS SANTOS BRUNO - 10/03/2021 - Sim

"E saber que eu estou dentro é surreal, um coquetel de emoções, felicidade, esperança, responsabilidade, e uma vontade insana de estudar. E eu espero poder crescer mais, não em altura mas em relação a profissão.

Estar no curso de física é sensacional, sempre foi um sonho meu. E não existe felicidade maior do que acordar todo dia e saber que pode descobrir algo sobre como o mundo funciona, isso não tem preço mesmo. E eu espero poder me formar e realizar esse sonho de me chamar de físico.

Estar no PET é um passo para o futuro. Aprender coisas novas e a curiosidade sempre me deixou motivado a prosseguir, e eu sei que o PET vai me ajudar em tudo isso. "

  • SERGIO MANUEL ARAUJO PORTILHO - 26/11/2021 - Sim

“Desde o Ensino Médio, sempre estive apaixonado pela Física, era uma disciplina que me encantava. Eu era uma criança curiosa, que buscava saber o porque das coisas. Perguntas do tipo: o que é luz? Qual a origem do universo? De que são feitas as coisas são feitas?… eram perguntas que despertavam minha curiosidade.

O PET Física é um programa que está ajudando muito no meu crescimento como estudante universitário. Graças ao programa, estou adquirindo novas habilidades na área de pesquisa, docência, sem falar na melhora quanto as apresentações de trabalhos acadêmicos. Eu tenho como objetivo, após me formar no curso de Licenciatura em Física, iniciar um mestrado e mais à frente um doutorado, e o PET está me fornecendo as ferramentas para obter tal feito."
  • RUBENS ALVES DA SILVA JUNIOR - 24/11/2021 - Sim

"Em primeiro contato com a física eu realmente vi algo que me interessava, desde os fenômenos mais simples até os mais complexos de tive curiosidade, a relatividade de Einstein, os experimentos de Tesla. Mas o que realmente motivou foi o interesse desde muito pequeno que tive com a cosmologia e o avistamento das estralas do céu noturno. E não somente isto, mas também, o contato que tive com os experimentos de baixo custo que fazia ao ler revistas de física. Vim de escola pública, e sempre fui incentivado pelos meus professores a ir em busca da física. 

Ao entrar na universidade procurei me informar dos programas de bolsas de estudos que existiam, e logo no primeiro seminário do PET-Física, fiquei muito curioso para conhecer, e fui em busca de mais informações, onde vi que o programa tinha muitas oportunidades de aprendizado e atividades no qual agregará  bastante ao currículo acadêmico, e uma experiência muito formidável que levaremos para nossas vidas."
  • JESSIE MENDONÇA DE QUEIROZ - 24/11/2021 - Sim

"Bom, diferente de grande parte dos colegas, nunca foi meu sonho fazer física, na verdade bem pelo contrário (queria fazer direito).
Apesar disso, matemática sempre foi minha matéria favorita na escola e cogitei entrar para esse curso. Não tive experiencias muito boas com a física no Ensino Médio, mesmo assim por algumas circunstâncias vim parar nesse curso e hoje não me vejo mais em nenhuma outra área.
Entrei no PET depois de ter finalizado meu primeiro projeto de iniciação científica para ter a oportunidade de iniciar outro, além disso temos várias outras atividades que com certeza vão enriquecer minha formação. É isto, bjs"





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