MENU

Não Remova

Não Remova

Não Remova

Não Remova

Não Remova

2/17/2021

Introdução à Física

 Por Katson Wendell, Alexandre Montalvão e Priscila Souza


Nas próximas postagens, começando com a de hoje, pretendemos construir parte da teoria da física básica, criando uma base para discutirmos tópicos mais avançados. Além disso, utilizaremos a base desenvolvida nestas postagens para resolver problemas de física presentes em livros ou mesmo questões de vestibulares.

Começaremos hoje com um tópico bastante relevante para o nosso estudo: afinal de que trata a física?

A Natureza e o Objeto da Física

O ar que respiramos, a terra onde vivemos, os animais de que cuidamos, o sol que irradia calor, os planetas sem vida e o universo em que estamos, em resumo, todo o mundo material que nos cerca é chamado de "natureza".

A natureza encontra-se em estado de constante mudança, e como fazemos parte dela, também mudamos ela. Ao estudarmos as mudanças que se verificam na natureza, conseguimos perceber que todas as mudanças obedecem a determinadas leis, ou seja, cada fenômeno tem uma expressão matemática ou um enunciado. Por exemplo, a atração da Terra é a causa da queda dos corpos na sua superfície.

O objetivo das ciências sobre a natureza é descobrir e estudar as leis que estão envolvidas de acordo com as necessidades do ser humano. O objeto de estudo da Física é o universo, ou seja, os fenômenos térmicos, elétricos, luminosos da natureza. Todos estes fenômenos são chamados de fenômenos físicos. Todas as descobertas e estudos da Física são resultados do trabalho persistente de muitos cientistas dos mais diversos países e povos.


E é isso aí, pessoal. Na próxima postagem falaremos sobre "Corpo, Substância, Matéria e Grandezas Físicas". Nos vemos lá.


Referências

[1] Piórichkine A.V.; Ródina N.A. FÍSICA 1. U.R.S.S., 1984. 366 pág. Editora: Mir. Moscovo.

[2] Halliday; Resnick; Fundamentos de Física: Mecânica. 10 Edição, volume 1. Editora: LTC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário